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Como faço para interligar e configurar VoIP em um PABX?

A solução depende da quantidade de portas que você esteja conectando ao PABX, se é apenas um ATA ou uma E1. As configurações são bem diferentes. Se for um ATA, é preciso colocar na posição tronco do PBX, e se for uma E1, será necessário ter espaço para um link dedicado disponível no PBX ou adotar um PABX IP. As demais configurações são mais avançadas e devem ser detalhadas, de forma customizada à sua necessidade, por um técnico especializado, localmente pois exige um acompanhamento técnico da instalação.

O protocolo VoIP é SIP OU H323? Qual é a diferença?

VoIP quer dizer “Voice/Video Over Internet Protocol”. Dentro do IP (Internet Protocol) existe as aplicações SIP e H.323. O H.323 é a aplicação de comunicação multimídia mais antigo, porém o mais “pesado” e caro para aplicações em rede.O SIP (Session Initiation Protocol), é a mais recente aplicação e a mais vantajosa em termos de ganho de escala e diminuição de custo de suas operações.
Diferença entre os dois:
H.323 – O H.323 é um standard do ITU, muito popular desde o seu aparecimento,principalmente por ser o primeiro conjunto definido de standards. A maioria dos produtos VoIP existentes são H.323. Trata-se de um protocolo específico, desenhado desde o inicio para a comunicação multimedia sobre IP. Especifica tudo na comunicação (incluindo o codec e a forma de transferir os pacotes RTP), trazendo para o protocolo a maior parte da complexidade, assumindo desta forma a possibilidade de falha da rede, o que pode ser um esforço desnecessário. As mensagens H.323 são binárias e codificadas em ASN.1, o que as torna muito complexas e de difícil alteração. Hoje em dia, a maioria da comunicação de Voz sobre IP é transaccionada usando o H.323 e por isso o nosso sistema tem que suportar este protocolo, embora ele esteja a cair em desuso e se preveja a sua substituição pelo SIP a médio prazo.
SIP – Este é o protocolo Standard do IETF (RFC 3261) que define a sinalização para sessões multimédia e VoIP. É também muito flexível, porque as suas mensagens em texto permitem adicionar funcionalidades. É um protocolo da família dos protocolos Internet e por ser um standard IETF, está preparado para ser utilizado com as outras normas da Internet (DNS, HTTP,…). Para além disso, a sua arquitectura distribuída delega a complexidade nos terminais, à imagem da Internet. Cada vez mais fabricantes estão a adoptar o SIP, o que o torna cada vez mais utilizado hoje em dia. Possui uma importante funcionalidade designada “forking”, em que um utilizador pode estar registado em vários telefones ao mesmo tempo. Ao receber uma chamada os vários telefones tocam e a chamada é atendida no telefone que atender primeiro. Deixa assim de ser necessário encaminhar as chamadas de uns telefones para os outros, criando uma muito maior mobilidade.

Qual a diferença de ATA para Gateway? Invisto em qual?

Um ATA tem recursos apenas de voz. Um gateway agrega além dos recursos de voz do ATA, recursos de rede, como por exemplo: roteamento, NAT, QoS, etc. Para um melhor o entendimento, se você, por exemplo, tem banda larga em casa com um micro apenas,  você pode comprar apenas o ATA para VoiP, você vai falar na linha VoiP sem  seu micro precisar estar conectado a Internet. Se você adquirir um gateway, será capaz de compartilhar este acesso entre vários equipamentos: Micro e o VoIP, além de poder utilizar também em um pabx.

Qual o consumo em tráfego (download) que habitualmente é gasto nas comunicações de voz através do VoIP?

o consumo de banda é de acordo com CODEC utilizado, podendo variar de 16 a 64K. Quanto melhor a taxa de compressão de um CODEC maior é o consumo de processamento, seja para ATAs ou para Softphones.

O que é voz sobre IP?

É a ligação telefônica feita via Internet banda larga. A diferença entre voz sobre IP e telefonia IP é que a segunda (telefonia IP) é o ponto-a-ponto. Ambas, no entanto, fazem conversão do analógico para digital. Conhecida como VoIP, do inglês Voice of Internet Protocol, o serviço permite a transmissão de voz numa conexão IP (de dados), podendo ser ofertado tanto por meio do acesso banda larga residencial/empresarial ou por meio de uma VPN (vitual private network), rede virtual privativa.

Eu preciso de banda larga para utilizar VoIP?

Sim. A maioria das operadoras de VOIP exige  que para trafegar voz sobre a internet é necessário, no mínimo, velocidade de 70 Kbps dedicada., isto não quer dizer que , terá que ter 70Kbps só para o voip.

Quais são os serviços de banda larga disponíveis no Brasil?

São três tipos de tecnologias: ADSL, cabo, microondas (WiMAX) e satélite. A tecnologia ADSL é oferecida por meio de operadoras como Telefônica, Telemar, Brasil Telecom e GVT. O cabo é oferecido por TV pagas, como TVA, NET, entre outras. A de microondas são oferecidas por médias empresas, como Neovia, Ipredia, entre outras. Finalmente, a solução via satélite é oferecida por empresas como Direct TV. Além da conectividade, é necessário contratar um provedor de acesso à Internet.

Todos os serviços de banda larga aceitam VoIP?

O ideal é utilizar acesso dedicado oferecido por empresas voltadas exclusivamente para a sinalização. Isso porque a banda larga compartilhada como o ADSL, das operadoras, pode comprometer a qualidade da voz, caso haja uma alta demanda entre os usuários que estão compartilhando o mesmo link de conectividade. Nenhum provedor ou operadora pode proibir o uso de voz na banda larga, segundo regras da Anatel, órgão que regulamenta e fiscaliza o setor de telecomunicações. Mas na maioria é possível se utilizar este serviço.

Posso usar o meu telefone convencional para fazer ligações pela Internet?

Sim. Entretanto, precisará adquirir um equipamento para adaptação, chamado ATA ou adaptador, para converter os sinais de voz convencional do seu telefone para pacotes IP (voz sobre IP).

Posso usar VoIP sem o meu computador?

Sim. Porém, você precisará de um ATA (Adaptador  de telefone analógico) específico para esse fim, além do acesso à Internet banda larga.

Quais são os tipos de serviços VoIP disponíveis no Brasil?

São três opções.
1- O ponto-a-ponto, que faz a ligação entre computadores por meio do softphone ou adaptador, caso em que os usuários devem estar conectados simultaneamente e não pagam a ligação entre eles;
2- A ligação originada no computador (VoIP) e que termina a chamada para a rede de telefonia pública convencional (celular e fixa). Ou seja, o usuário consegue fazer chamada para qualquer telefone.
3- A ligação originada no computador (VoIP) que recebe chamada da rede pública (celular e telefonia fixa convencional) por meio do número telefônico destinado ao acesso VoIP.

Como é a qualidade de uma ligação VoIP?

A qualidade das ligações VoIP depende da velocidade do acesso à Internet e da banda disponível na hora da ligação. Quando existe qualidade na conexão banda larga, o desempenho pode ser superior ao da telefonia convencional.

Quais são as economias atingidas com as chamadas VoIP?

Entre ligações interurbanas (DDD e DDI). No caso do DDI a economia chega até ser maior que no DDD, estima-se uma redução de custos a partir de 30% até 90% comparado com as mesmas tarifas no modelo de telefonia convencional.

Para usar VoIP meu computador precisa estar ligado?

Se estiver usando um softphone, sim, pois o programa só será executado no seu computador. Caso contrário, seu computador não precisa estar ligado, pois o acesso pode ser feito via Internet banda larga por meio do adaptador. ATA

O que é telefone IP?

É o telefone que vem com a tecnologia VoIP embutida e, em função dessa funcionalidade, não precisa de um adaptador nem do computador para trafegar voz sobre IP. Pode ser ligado diretamente ao PABX , hub ou diretamente ao MODEM que faz a conexão com a rede de banda larga.

Telefone USB é o mesmo que telefone IP?

Não. O Telefone IP vem com a tecnologia VoIP embutida e não precisa do uso do computador. Já o telefone USB precisa do computador para ter a entrada no sistema VoIP, sem a necessidade do uso do adaptador.

O que é ATA?

ATA é o acrônimo de em inglês do termo Adaptador de Telefone Analógico. Esse equipamento conecta o aparelho telefônico convencional ao acesso Internet banda larga. O ATA também pode ser conectado a um PABX, no caso de ambientes corporativos.

O que é softphone?

É software que simula as funcionalidades do telefone IP em um computador. Precisa apenas ser baixado pela Internet para fazer e receber chamadas VoIP.

O que é SIP PROXY?

É equipamento usado pelas operadoras VoIP para autenticar clientes e facilitar a criação de redes SIP. Com um SIP Proxy, a operadora pode ter várias saídas habilitadas. Exemplo: O SIP PROXY permite ter uma operadora para celular, outra para DDD e ainda tem a opção para ligações locais, reduzindo ainda mais a sua conta telefônica.

O que é modem?

É o equipamento que adapta um computador a uma linha telefônica. Ele converte os pulsos digitais do computador para freqüências de áudio do sistema telefônico, e vice-versa.

O que é gateway?

É o nome dado a qualquer equipamento que converta as informações da telefonia analógica para uma nova tecnologia. Neste caso, a conversão é feita para a tecnologia IP. O ATA, adaptador de telefone analógico, é um gateway.

O que é DHCP?

É um protocolo usado em redes locais que efetua a distribuição dinâmica de números IP para os elementos conectados a uma rede, incluindo computadores e telefones IP. DHCP é a sigla de Dynamic Host Configuration Protocol.

O que é PPPoE?

É a sigla de Point-to-Point Protocol over Ethernet, que representa um protocolo ponto-a-ponto instalado em seu computador quando você adquire um modem ADSL. Para ligações via computador (com telefone USB) este protocolo é fundamental.

O que é NAT?

Sigla para “Network Address Translation”. É um tipo de equipamento que permite que máquinas conectadas a uma rede privada, com um endereço IP inválido, possam acessar a Internet.

O que são portas UDP?

São portas de tráfego por onde as informações do serviço VoIP trafegam. Geralmente, para o correto uso do produto, as portas UDP correspondentes aos números 5060 e de 10.000 à 10.500 devem estar livres para que a voz seja trafegada na rede IP.

O que é QoS?

Um termo em inglês (Quality of Service) que significa qualidade de serviço contratada. O termo é utilizado para medir a qualidade de serviço contratada entre operadoras e clientes. Trata-se de mecanismos que garantem a qualidade de um serviço prestado.

O que são portas FXS e FXO?

A porta FXO não gera tom de discagem e é conhecida como porta passiva. Com equipamentos de porta FXO você pode integrar centrais telefônicas (PABX) para que todos tenham acesso aos ramais de suas filiais ou usem linhas locais para economizar em ligações DDD e DDI. Já a porta FXS gera tom de discagem e é conhecida como porta ativa, podendo ser conectada em posição de tronco do PABX ou diretamente a um aparelho telefônico comum.

Qualquer computador que tenha acesso à banda larga pode ter VoIP?

Não. As configurações necessárias para o acesso banda larga nem sempre são as mesmas para ativar o serviço de voz sobre IP.

Qual é a configuração mínima necessária?

Processador: versão superior a Pentium II 300Memória: 128 Mb RAMSistema: Windows 2000 ou XPKit Multimídia: CD-ROM, placa de som e fone com microfone ligado à placa de som Mínima 32 Bits  Disco: 50 Mb de espaço livre em disco.

Tenho que fazer alguma alteração no meu computador para ativar o serviço de VoIP?

Sim. É necessário configurar o firewall para permitir o tráfego de voz sobre IP. O mesmo deve ser feito na autenticação do acesso à Internet dependendo do provedor de acesso. Em alguns casos, também é necessária a configuração no modem de acesso à banda larga.

Eu posso usar a internet enquanto uso o telefone VoIP?

Sim. A conexão de VoIP é compartilhada com acesso à banda larga e pode ser ativada simultaneamente.

Porque ouço a voz pipocar algumas vezes na conexão VoIP?

Quando a largura de banda é espremida, um dos efeitos é esse pipocar. Isto pode acontecer quando você está utilizando toda a sua largura de banda disponível para dados, faltando espaço para o tráfego de voz.

As linhas VoIP podem ser agregadas a centrais telefônicas (PABX)?

Sim, desde que sejam linhas VoIP com adaptadores ATA. Com isso, o serviço contratado fica disponíveis para todos os ramais. Antes de discar para a ligação VoIP, entretanto, é necessário utilizar um número pré-definido para rotear a ligação ao adaptador.

É preciso fazer alguma alteração na central telefônica?

Sim, quando se usa ATA FXS. As linhas-tronco deverão ser programadas para acesso via PBX, discando um número definido previamente. A equipe de PBX deverá alterar a configuração, testar e informar a empresa.

Quais são os retardos que acontecem na voz pacotizada (VoIP)?

São os seguintes:
• Retardos no codec – são os retardos de codificação do sinal e de compressão. Embora a linha VoIP passa usar sinal codificado e sem compressão (G.729 A/B), dificilmente ocorrerá esta situação.
• Retardos de pacotização – ocorrem na criação dos pacotes pela placa de rede Ethernet ou equivalente do softphone.
• Retardos de serialização – infelizmente os bits precisam ser colocados em série na linha, assim como os pacotes inteiros, etc. Os buffers se encarregam de agir como um funil.
• Retardos de propagação – devido a propagação do sinal e cerca de 2/3 da velocidade da luz.
• Latência dos equipamentos – Retardo na passagem do sinal por um roteador, por exemplo, e calculado como o tempo gasto para o sinal entrar por uma porta e sair por outra.
• Jitter – Retardo variável devido as oscilações das condições da rede. O jitter é uma praga para as redes pois pode acavalar um bit sobre o outro, provocar distorções de fase, e seu efeito é semelhante a de uma tremura no sinal.
Além disso tudo, não esquecer que em VoIP temos a atuação de 3 softwares básicos: IP, UDP e RTP, cujos cabeçalhos empilhados consomem 16 kilobit/s.

A partir de qual gasto na telefonia convencional é interessante migrar para o VoIP?

Para planos pós-pagos empresariais, contas acima de R$ 100,00 reais já apresentam vantagem de até 90% de redução nas despesas telefônicas. O mesmo vale para usuários residenciais que gastam acima de R$ 50 reais, que sentirão diferença nos planos de VoIP


Configurando o Firewall para permitir o tráfego VoIP

Se você usa um Firewall em seu computador ou em sua rede de dados, você deve liberar as seguintes portas:
• UDP 1571 e UDP 5060 para conexões de saída;
• UDP acima de 8.000 (inclusive a 8.000) para conexões entrantes e de saída;
• TCP 80 (http) para conexões de saída;
• UDP 5 para conexões saintes e entrantes;
• UDP 53 para conexões de saída.


Como proceder quando uma conta voip Hiperphone der sempre sinal de ocupado

Sinal de Ocupado

Possíveis causas:

1) Saldo: verificar se possui saldo suficiente para efetuar a ligação
2) Forma de discagem: Para ligações nacionais (destinadas a números de telefone no Brasil), você deve discar: 0 + código da cidade + número do telefone. Para ligações internacionais (destinadas a números de telefone em outros países), você deve discar: 00 + código do país + código da cidade + número do telefone. Não utilizar código de prestadora de serviço para ligações interurbanas.
3) Bloqueio de portas: Verificar em sua rede, firewall ou modem se as portas a seguir estão liberadas.
– Conexões saintes direcionadas a porta UDP-1571 e UDP-5060 (sinalização VoIP)
– Conexões saintes e entrantes com portas UDP acima de 8000 (inclusive a 8000) para mídia de VoIP
– Conexões saintes direcionadas a porta UDP 5
– Conexões saintes para porta TCP-80
– Conexões saintes para porta UDP-53 (dns)
Esta verificação pode ser feita junto a um técnico particular de informática de sua confiança.


Mudo ponta A/B

Possíveis causas:

1) Configuração do seu microfone: Vá em “Iniciar – Programas – Acessórios – Entretenimento – Volume”, certifique-se que a opção “Microfone” está habilitada e que a opção “Sem áudio” não está marcada. Caso não esteja habilitado, clique em “Opções – Propriedades”, selecione “Microfone” e ok.
2 ) Microfone e placa de som ativos e funcionando: Vá em “Iniciar – Programas – Acessórios – Entretenimento – Gravador de Som”, clique no botão REC (vermelho) e grave sua voz,, verifique se a linha central se movimenta. Após isso, clique no PLAY para reproduzir sua voz. Caso não esteja gravando ou reproduzindo a voz, verifique as configurações de sua máquina e microfone junto a um técnico particular de informática de sua confiança.
3) Bloqueio de portas: Verificar em sua rede, firewall ou modem se as portas a seguir estão liberadas.
– Conexões saintes direcionadas a porta UDP-1571 e UDP-5060 (sinalização VoIP)
– Conexões saintes e entrantes com portas UDP acima de 8000 (inclusive a 8000) para mídia de VoIP
– Conexões saintes direcionadas a porta UDP 5
– Conexões saintes para porta TCP-80
– Conexões saintes para porta UDP-53 (dns)
Esta verificação pode ser feita junto a um técnico particular de informática de sua confiança.


Liberar ou adicionar portas no modem

Para que o voip tenha um bom funcionamento além de velocidade é preciso que o modem esteja configurado corretamente. Libere ou adicione Portas (TCP) e (UDP) no MODEM.
80, 8080, 9090 (TCP)
5060, 6070, 8090 (UDP) 9000-9004, 20000-21000 (UDP)


Evite o uso do Modem Dlink 500B generation II, ele trás muito problema. Principalmente de picotamento de voz e queda de ligação.
Modem, Speedstream 4200, problema de qualidade e queda nas ligações

Configurado em um Asterisk

[vefone]
username=loginVefone
context=vefone
secret=senhaVefone
type=peer
port=5060
insecure=invite
host=sipVefone
fromuser=loginVefone
domain=sipVefone
fromdomain=sipVefone
dtmfmode=rfc2833
reinvite=no
canreinvite=no
qualify=yes
jitterbuffer=yes
disallow=all
allow=g719
allow=ulaw
allow=alaw


Problemas no EYEBEAM

Registration error: 401 – Unauthorized Erro:

Seu firewall ou modem/roteador não liberou acesso à Internet ao eyeBeam.
Solução: Entre na tela de configuração e na aba “Topology” marque a caixa “Use local IP address” e em seguida em “OK” para confirmar.

Registration error: 403 – Forbidden (Bad auth) Erro:

Senha incorreta.
Solução: Entre na tela de configuração  e certifique-se que inseriu sua senha correta e clique em “OK”. Se a sua senha tem letras maiúsculas e minúsculas, deverá usar exatamente como você recebeu no ato do seu cadastro. Não use as teclas CTRL c + CTRL V (Você pode estar copiando espaços em branco).

Registration error: 404 – Not found Erro:

Username incorreto.
Solução: Entre na tela de configuração  e certifique-se que inseriu seu username correto e clique em “OK”.
Se o seu username tem letras maiúsculas e minúsculas, deverá usar exatamente como você recebeu no ato do seu cadastro. Não use as teclas CTRL c + CTRL V (Você pode estar copiando espaços em branco).

Registration error: 408 – Request Timeout Erro:

Dados do nosso proxy/Host incorreto.
Solução: Entre na tela de configuração  e certifique-se que inseriu o nome do SIP/Proxy/IP corretamente e clique em “OK”.

Registration error: 503 – Request Timeout Erro:

Dados do nosso proxy/Host incorreto.
Solução: Entre na tela de configuração  e certifique-se que inseriu o nome do SIP/Proxy/IP corretamente e clique em “OK”.

No SIP accounts are enabled Erro:

Você não habilitou a conta SIP com seu username e senha.
Solução: Entre na tela de configuração  e “Marque” a caixa “Enable this SIP account” e clique em “OK”.